Vinhos portugueses: descubra quais são os três melhores exemplares da região
Um dos países mais tradicionais do mundo quando o assunto é produção de vinhos, onde são desenvolvidos vinhos clássicos, como o Porto Messias Tawny, é Portugal.
O clima quente em algumas regiões do país, garantem a Portugal vinhos concentrados, complexos e especiais. Isso ocorre pois o seu terroir é privilegiado e suas técnicas de produção são as mais modernas.
O país também conta com mais de 250 tipos de uvas e elaboram vários dos nomes mais aclamados da crítica especializada. Você já visitou Portugal?
Hoje, você o visitará de uma maneira diferente. Nós apresentaremos para você as melhores opções de vinhos da região, que farão você se sentir lá. Então, taça na mão e vamos aos exemplares.
PÊRA-MANCA TINTO 2015
Um vinho com muita história e reconhecimento é o Pêra-Manca. Ele já foi citado em crônicas do século XVI e foi selecionado para selar o encontro entre Pedro Álvares Cabral e os Indígenas, na sua chegada ao Brasil, em 1500.
O seu nome tem origem do seu vinhedo, onde havia um barranco com pedras soltas. Na época, diziam que as pedras balançavam, mancavam e, por isso, eram “pedras mancas”.
Seu aroma é intenso e complexo, com notas de ameixa seca e morangos maduros, contendo notas balsâmicas e especiarias, como alcaçuz, esteva e folha de tabaco. No paladar, é muito fresco, elegante e concentrado – um vinho surpreendente que merece estar na sua adega.
Harmoniza bem com: carnes vermelhas, de caça, frios e embutidos.
CARTUXA COLHEITA TINTO 2018
Um vinho que teve o seu nome inspirado pelos monges Cartuxos, que, entre 1598 e 2019, levaram uma vida solitária de oração no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli.
Ele é elegante, bem estruturado e combinando os aromas das castas utilizadas, gera um sabor persistente e complexo. A sua base é as castas mais comuns do Alentejo: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro, Periquita, Moreto e Tinta Caiada.
Seu aroma é delicado, contendo frutas pretas e escuras (ameixa, amora, mirtilo) e notas de chocolate e baunilha. No paladar, é macio e encorpado, com acidez e a fruta bem presentes.
Harmoniza bem com: carnes vermelhas e massas.
PORTO MESSIAS TAWNY
O Vinho do Porto é proveniente da região do Douro, em Portugal. É um tipo de vinho licoroso, fortificado e com teor alcoólico mais elevado. Devido às suas características únicas, é muito relevante na cultura vinícola do país e muito apreciados pelo mundo, principalmente na Inglaterra e no Brasil.
Esse exemplar vem de um local chamado Caves Messias, fundado em 1926, onde a sua produção ocorre em Ferradosa, no qual está localizado a Quinta do Cachão, território onde as videiras foram plantadas pela primeira vez, em 1845.
Um vinho sofisticado, que leva a tradição de Caves Messias em cada taça.
Seu aroma é suave, acompanhado de frutas vermelhas, com toques de baunilha. Já no paladar é amadeirado, doce, pouco frutado, com notas de frutas secas e pequenas nuances de frutas vermelhas – ideal para o final da refeição ou para acompanhar aperitivos mais doces.
Harmoniza bem com: doces de amêndoas, frutas secas e passas.
Esse foi o seu tour por Portugal, espero que tenha gostado. Se você ainda quiser conhecer outros vinhos, você encontra aqui, na Casa da França. Trabalhamos com vinhos selecionados de cada canto do mundo. Todos os produtos são de altíssima qualidade e escolhidos especialmente para você.
Clique aqui e conheça mais sobre a Casa da França. As melhores escolhas para vinhos e presentes em um único lugar.