Vinho e Páscoa: receitas para aproveitar a páscoa ao lado de um bom vinho
Na Páscoa, celebramos o amor ao próximo e compartilhamos momentos de felicidade com a família e pessoas queridas. É comum acompanharmos a data com pratos protagonistas – normalmente acompanhados de bacalhau, peixes ou frutos do mar. E a melhor parte? harmonizar um bom vinho com a comida típica da data especial.
Quanto mais salgada é a comida, mais o vinho parece ser adocicado. É por isso que normalmente acompanhamos esses pratos com bebidas de maior acidez, mas tudo depende mesmo é do acompanhamento de molhos e temperos do prato.
Separamos cinco receitas harmonizadas com vinhos excelentes para brindar a Páscoa, para todo tipo de gosto e comemoração. Acompanhe a leitura:
PRATOS COM PEIXES E FRUTOS DO MAR PARA HARMONIZAR
Cartuxa Colheita Branco 2020 com bacalhau

Que tal começarmos com uma receita tradicional de bacalhau? O famoso Bacalhau à Gomes de Sá é excelente para harmonizar com um vinho branco mais ácido, como o português Cartuxa Colheita Branco 2020. Este vinho vem da região Alentejo, conhecida por produzir bebidas de aroma fino e corpo persistente devido às uvas Antão Vaz e Arinto – perfeito para um prato simples, mas marcante como o Bacalhau à Gomes de Sá.
Para esta receita, você deverá cozinhar o bacalhau em água fervente por cerca de 15 minutos, retirando a pele e as espinhas e desfiando em lascas. Cozinhe batatas em rodelas até que fiquem macias, enquanto refoga cebola e alho no azeite até ficarem dourados. O bacalhau deve ser adicionado ao refogado juntamente com as batatas, onde você acrescentará as azeitonas. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Pêra-manca Branco 2020 com salmão assado

Se decidir fugir um pouco do bacalhau tradicional, mas se apegar a um prato com peixe, aposte em uma receita de salmão assado com molho de mel e mostarda. É um prato de maior acidez combinada ao mel, que traz uma nota agridoce ao paladar – por isso, indicamos que você harmonize com o vinho português Pêra-manca Branco 2020, que em boca é macio, de acídulo nobre e harmônico.
Para esta receita, você vai precisar de um filé de salmão, suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto, além de mostarda dijon, mel e vinagre de maçã para o molho. Pré-aqueça o forno a 200°C. Tempere o salmão com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta, colocando o filé em uma assadeira e levando ao forno por cerca de 15 minutos.
No molho, misture a mostarda, o mel e o vinagre de maçã em uma tigela, para regar o salmão quando pronto, retornando ao forno por mais 5 minutos ou até que o salmão esteja cozido e o molho esteja dourado e caramelizado.
Louis Jadot Petit Chablis 2021 com risoto de camarão

Também é possível apostar em frutos do mar, como o camarão, para harmonizar com um vinho elegante e de boa acidez, como o francês Louis Jadot Petit Chablis 2021. Para acompanhar um vinho de tamanha refrescância, recomendamos um prato com frutos do mar e queijo, como a receita de risoto de camarão e queijo parmesão a seguir.
Os ingredientes são camarões médios limpos, arroz arbóreo, caldo de legumes, cebola, alho, vinho branco, azeite de oliva, manteiga, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada. Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva e acrescente o arroz arbóreo, adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que o líquido seja absorvido. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente.
Enquanto isso, tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino a gosto e grelhe-os em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os camarões e finalize com a manteiga, o queijo parmesão e a salsinha picada.
O vinho Louis Jadot Petit Chablis 2021 é elegante, refrescante e é carregado por um toque de frutas brancas e cítricas com notas minerais. Ele é produzido na região da Borgonha, conhecida pela fabricação de vinhos de grande frescor, finos e delicados – e combina perfeitamente com a ocasião da Páscoa.
PRATOS COM CARNE VERMELHA PARA HARMONIZAR
É tradicional comer peixe na Páscoa, mas separamos duas receitas especiais para aqueles que não seguem a tradição.
Pêra-Manca Tinto 2015 com filé mignon ao molho de vinho tinto

Nada melhor do que um prato com um molho diferenciado como o Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto. Ele harmoniza bem com o Pêra-Manca Tinto 2015, vinho português da região Alentejo, é carregado de um aroma intenso e complexo, com notas de ameixa seca e morangos maduros. Por ser concentrado e elegante, combina por carnes vermelhas, como o filé mignon.
A receita do Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto requer os ingredientes: filé mignon em medalhões, vinho tinto de sua escolha (deixe o Pêra-Manca Tinto 2015 para acompanhar na hora da refeição), cebola, alho, manteiga, caldo de carne, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada para finalizar.
Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure os medalhões de filé mignon dos dois lados, até que estejam selados. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho até que fiquem macios. Adicione o vinho tinto e deixe reduzir pela metade. Acrescente o caldo de carne e deixe cozinhar por alguns minutos, até que o molho esteja espesso.
Coloque os medalhões de filé mignon de volta na frigideira com o molho e deixe cozinhar por mais alguns minutos, até que estejam no ponto desejado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Finalize com salsinha picada e sirva o Filé Mignon ao Molho de Vinho Tinto quente, acompanhado de batatas assadas ou legumes salteados.
Cartuxa Colheita Tinto 2018 com medalhão de filé mignon e risoto de cogumelos

O prato Medalhão de Filé Mignon com Risoto de Cogumelos combina bem com um vinho encorpado e macio. É o caso do Cartuxa Colheita Tinto 2018, vinho português com aroma frutado e marcante. De cor vermelha granada, é um vinho excelente para harmonizar com carnes vermelhas, como é o caso do prato escolhido.
Para fazer o Medalhão de Filé Mignon com Risoto de Cogumelos, você precisará de 4 medalhões de filé mignon, colheres de sopa de azeite, alho picado, caldo de carne, manteiga, cebola picada, arroz arbóreo, caldo de galinha, cogumelos frescos picados, queijo parmesão ralado, salsinha, sal e pimenta picada a gosto.
Primeiro, você deve temperar os medalhões com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho, adicione os medalhões e doure-os por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até que fiquem cozidos por dentro. Adicione o caldo de carne à frigideira e deixe ferver até que o molho reduza pela metade, logo em seguida adicionando a manteiga e mexa até que derreta e o molho fique homogêneo. Reserve.
Em outra panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até que fique macia, e adicione o arroz arbóreo e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione o caldo de galinha aos poucos, mexendo sempre, até que o arroz fique cozido e cremoso. Coloque os cogumelos e o queijo parmesão ao risoto e mexa até que o queijo derreta e o risoto fique homogêneo.
Sirva o medalhão acompanhado do risoto, harmonizando com o Cartuxa Colheita Tinto 2018.
Encontre a melhor combinação para a sua Páscoa na Casa da França! Nosso catálogo é completo com produtos selecionados de cada canto do mundo, sempre de altíssima qualidade, especialmente para você.
Conheça mais sobre a Casa da França! As melhores escolhas para vinhos e presentes em um único lugar.