Cuvée: O que essa palavra francesa representa nos vinhos?
Se aprofundar no mundo do vinho (ou se tornar um enófilo) pode até parecer uma demanda complexa – entender terminologias como terroir, gran reserva, sommelier e cuvée são essenciais para se considerar um amante da bebida. Se é o seu caso, te garantimos que adquirir todo esse conhecimento é um processo prazeroso e gratificante. Basta estudar por meio de fontes confiáveis e colocar tudo em prática mediante a degustação do vinho.
Um termo interessante para entendermos na prática é o Cuvée, conceito conhecido por aqueles que realmente amam o vinho. Quer saber mais? A companhe a leitura!
O que é cuvée?
Em síntese, o Cuvée é um tipo de vinho ou espumante originário da França, uma das maiores produtoras de vinho de qualidade do mundo. A terminologia vem de “cuve”, com significado de tanque ou cuba. Ele é utilizado para reconhecer e identificar um vinho, que apresenta sua variedade a partir do tipo de uva, os processos de produção, a localização dos vinhedos, o tipo de envelhecimento e tudo que faz a bebida ser única.
Podemos utilizar o termo de duas formas, que dependem se a bebida é um vinho ou um espumante:
O Cuvée, quando está no contexto do vinho, é utilizado para se referir a uma mistura particular de vinhos com uma variedade de uvas, com o objetivo de reproduzir a bebida já existente. É através dessa mistura que o profissional obtém as características da nova leva de vinhos o mais próxima possível do último vinho lançado.
Quando falamos do espumante, nos referimos ao suco extraído na primeira prensagem da uva, tornando-o o produto mais desejado no contexto de prensagem por possuir uma maior acidez e um aroma rico.
Esse termo, independentemente do contexto que é utilizado, serve para a construção sensorial da bebida, em específico o espumante, uma vez que o Cuvée mantém a sua qualidade.
Como um Cuvée é caracterizado?
O Cuvée, como já comentamos, pode ter especificidades quando se trata do vinho ou do espumante – mas é importante saber como cada um se caracteriza e é obtido.
No caso do vinho, os sucos ou mostos geralmente saem da primeira prensagem da uva, que acontece de forma mais suave. É através dessa suavidade que o produto tem a garantia de uma qualidade maior. Safras acima do padrão são apresentadas nos rótulos das garrafas, por justamente apresentar um padrão de qualidade diferente de forma anual.
Quanto ao espumante, que tem um lugar especial no mundo do vinho, é uma bebida produzida a partir da fermentação de sucos de uva em tanques separados, passando por um processo de mistura chamado assemblage. Nesse processo, os sucos são combinados para que possam fermentar juntos, seja pelo método champenoise, que é realizado em garrafas, ou pelo charmat, que é realizado em tanques.
Um dos principais objetivos dos Cuvées, especialmente nos champanhes, é conseguir produzir um espumante com as mesmas características ano após ano. Isso é importante porque, ao contrário dos vinhos, a maior parte dos espumantes não é identificada por safra, já que a qualidade das uvas pode variar muito e as misturas ocorrem frequentemente.
Apesar de todas as particularidades envolvidas na produção de espumantes, é importante lembrar que a terminologia usada não é regulamentada. Por isso, é responsabilidade do consumidor estar atento ao rótulo e procurar informações relevantes sobre o espumante que está comprando.
Colocando em prática: nossas indicações de Cuvée
Além das informações que já foram discutidas sobre o assunto, é importante registrar que o termo pode ter diversos significados diferentes que podem ser úteis caso você o ouça e não saiba exatamente do que se trata, mas que dependem exclusivamente do contexto e do vinho a que nos referimos.
A melhor forma de entender de forma aprofundada sobre a característica de cada Cuvée é na prática: degustando vinhos de qualidade que mostrem a diferença entre as bebidas.
KIT KOYLE CUVÉE LOS LINGUES ORGÂNICO 3 VINHOS
Esse kit é perfeito para perceber as nuances entre cada bebida. Contendo três vinhos chilenos de alta qualidade, você será capaz de entender as gradações das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Carménère. Conheça mais sobre cada um deles:
Vinho Tinto Koyle Cuvée Los Lingues Orgânico Cabernet Sauvignon
O Vinho Tinto Koyle Cuvée Los Lingues Orgânico Cabernet Sauvignon é produzido na região do Vale do Colchagua, e possui uma cor rubi intensa e um aroma complexo de frutas maduras. Equilibrado e elegante, a bebida é de médio corpo e taninos macios.
Vinho Tinto Koyle Cuvée Los Lingues Orgânico Syrah
O Vinho Tinto Koyle Cuvée Los Lingues Orgânico Syrah foi nomeado após uma planta nativa chilena encontrada abundantemente nos vinhedos, expressa os aromas mais puros da casta no solo chileno. Com cor violácea escura e aromas de ervas secas, cassis e groselha, este vinho também apresenta notas de flores, pimenta, café e amoras maduras ao ser servido. De corpo médio, é intenso, frutado e fresco, com taninos finos e sabor picante que refletem fielmente a casta Syrah.
Vinho Tinto Koyle Cuvée Los Lingues Orgânico Carménère
O Vinho Orgânico Cuvée Los Lingues Carménère 2019 é produzido pela Viña Koyle, conhecida por sua produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos. Feito com uvas Carménère do vinhedo Los Lingues, na região do Vale do Colchagua, apresenta cor rubi intensa com reflexos violáceos e aromas de frutas vermelhas, especiarias como pimenta-branca, nuances florais e toques de chocolate.
DOMINIQUE LAURENT NUITS-SAINT-GEORGE CUVÉE N1 VIEILLES VIGNES 2018
O Nuits francês da Dominique Laurent é um vinho elegante e complexo, que expressa perfeitamente as características da região da Borgonha. Este vinho de cor rubi estagiou entre 12 e 16 meses em carvalho, o que lhe confere notas de cerejas e groselhas maduras, pimenta-preta, além de toques de tabaco e baunilha.
A bebida apresenta um corpo médio com taninos maduros e boa acidez, o que torna seu sabor equilibrado e agradável. Esse equilíbrio é resultado da seleção criteriosa das uvas utilizadas na sua produção, assim como da técnica de vinificação cuidadosa empregada por Dominique Laurent.
ESPUMANTE CHANDON EXCELLENCE BRUT
Um vinho muito aclamado é o espumante Chandon Excellence Brut, produzido pela Chandon, uma das principais vinícolas do Brasil e do mundo. Este espumante é uma combinação de uvas Chardonnay e Pinot Noir, que são cuidadosamente colhidas e processadas para produzir um vinho com sabor complexo e refinado.
Ao servir o Chandon Excellence Brut, é possível notar uma coloração amarelo-palha, com borbulhas finas e persistentes. No nariz, é possível sentir aromas frutados e florais, com notas de maçã verde, pêra e pêssego – já na boca, o vinho é refrescante e equilibrado, com um sabor suave e uma acidez agradável. Excelente para harmonizar com lagosta, soufflé de parmesão ou ceviche de peixe branco.
Quer conhecer mais vinhos? Na Casa da França, você encontra uma variedade de vinhos de excelente qualidade.