Vinhos para o verão: as melhores opções de tintos para essa época do ano
Chegou o verão, a época mais quente do ano, onde procuramos pratos e combinações mais refrescantes. E quando falamos sobre vinhos refrescantes, logo você pensa nos brancos, espumantes ou rosés. O tinto, por vezes, acaba nem figurando em sua lista, pois você acredita que ele seja uma combinação perfeita para o frio, com pratos mais fortes e para esquentar o corpo.
Isso acontece porque muitas vezes acreditamos que o tinto seja mais pesado e não combine bem com o verão. Porém, nós estamos aqui para provar o contrário. Se você não sabe qual o melhor tinto para o verão, quer conhecer novas opções e fugir do padrão (branco, espumantes e rosés), hoje nós iremos apresentar para você as quatro melhores opções de vinhos tintos para o seu verão.
POUCA ROUPA TINTO 2020
Diretamente de Portugal, esse exemplar é saboroso e original. Elaborado no Alentejo, sudeste de Portugal, é um vinho perfeito para dias quentes e para brindar no verão. Esse exemplar leva a assinatura do prestigiado enólogo João Portugal Ramos (referência mundial e um dos principais enólogos contemporâneos).
Seu aroma é de frutas vermelhas (cereja, amoras e cassis), envolvidos por suaves notas balsâmicas. No paladar, seus taninos são suaves, mas bem presentes.
Harmoniza bem com: carnes de caça, massas e a culinária tradicional portuguesa.
DOMINIQUE LAURENT BOURGOGNE CUVÉE NUMERO 1 2019
Desta vez, um francês. Um vinho complexo e elegante, que faz deste um grande cartão de visitas em vigneron de Bourgogne. Seu terroir opera por meio do manejo orgânico do vinhedo, o que mantém a pureza e o frescor da fruta.
As barricas de carvalho são feitas manualmente e eles ficam por 10 meses nelas. Seu aroma é de frutas vermelhas maduras, especiarias doces e notas de couro. No paladar, seus taninos são aveludados, com final elegante e persistente.
Harmoniza bem com: carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, aves assadas ou guisadas, pratos à base de cogumelos e queijos amarelos.
CHATEAU CARIGNAN 2016
Novamente um exemplar francês na nossa lista. Mas, desta vez, um vinho fácil e elegante que agradou o paladar da publicação norte americana Wine Spectator, que deu a nota de 85 pontos a este rótulo.
No paladar, é fino e revela corpo médio, com taninos sedosos e um final agradável. Seu aroma remete a frutas vermelhas e pretas maduras (groselhas e cerejas), notas defumadas com toques minerais e florais.
Harmoniza bem com: carnes vermelhas grelhadas com molhos leves, massas com molhos à base de carne bovina e queijos amarelos (como o gruyère).
TIGNANELLO ANTINORI 2018
E, para finalizar, diretamente da Itália, apresentamos esse belíssimo exemplar. O Tignaello é um marco, sendo o primeiro Sangiovese a ser envelhecido em barricas, o primeiro vinho tinto moderno que foi misturado com variedades não tradicionais (como Cabernet), e entre os primeiros vinhos tintos de Chianti Clássico a não usar uvas brancas.
Seu aroma é marcante, trazendo notas de frutas vermelhas maduras (cereja preta, cereja azeda e groselha), combinadas com notas doces de baunilha, menta e delicadas sensações de pimenta branca e murta.
No paladar, surpreende por ser rico e equilibrado. Seus taninos são macios e sedosos, suportados por um excelente frescor elegante e persistente.
As melhores escolhas para o seu verão estão aqui, na Casa da França. Trabalhamos com vinhos selecionados de cada canto do mundo. Todos os produtos são de altíssima qualidade e feitos especialmente para você.
Conheça mais sobre a Casa da França clicando aqui. As melhores escolhas para vinhos e presentes em um único lugar.