Merlot Day: entenda tudo sobre a uva Merlot
No dia 7/11 foi comemorado o Merlot Day, o Dia internacional da uva Merlot, uma das uvas mais populares do mundo e também do Brasil. Querida por todos, ela carrega um sabor único que é muito conhecido no universo dos apreciadores de vinhos.
O motivo dela ser tão popular é a sua versatilidade. A Merlot consegue ser especial pois, a partir dela, diversos vinhos podem ser produzidos. De exemplares mais jovens (leves e delicados), a mais encorpados e com longa data de guarda, ambos mantendo a sua alta qualidade.
Hoje iremos explorar ainda mais sobre a uva Merlot, suas características, cultivo e seus vinhos. Pegue sua taça acompanhada de um bom vinho e vamos começar a leitura.
Quais são as características da uva Merlot?
Quando falamos das características da Merlot devemos tomar certos cuidados, pois existem diferenças mínimas, mas que mudam todo o resultado final na hora da produção do vinho.
Esse pequeno detalhe é o momento em que é feita a colheita da uva.
Pode não parecer, mas o impacto desta variável é tão sério que existem dois padrões na hora do cultivo do Merlot.
O Padrão Internacional
Utilizada na produção dos vinhos no Novo Mundo. Neste padrão, as uvas são colhidas mais tarde, fazendo com que elas fiquem mais tempo no cacho, concentrando ainda mais o seu sabor.
As principais características do Padrão Internacional são:
• Taninos macios e maduros
• Acidez reduzida
• Aroma intenso
• Nitidamente frutado, remetendo a ameixas e mirtilos
O Padrão francês
Nesse estilo, ocorre o oposto do primeiro. Aqui, a preferência é pela colheita das uvas na hora “correta”, sem que ela fique muito madura. Segundo amantes do vinho e degustadores, esse método mantém a elegância da bebida e deixa ela mais fresca.
Na França e no Brasil, essa é a forma de cultivo padrão das uvas Merlot, já que ele protege as videiras das chuvas de verão.
As principais características do Padrão francês são:
• Taninos firmes
• Acidez marcante, mas que não prejudica o paladar
• Aroma delicado
• Frutado, remetendo a frutas frescas e mais ácidas, como morango ou framboesa
É importante lembrar que não existe um padrão melhor ou pior que outro. Esses modelos apenas foram adaptados ao que melhor se encaixa na realidade de cada lugar.
Portanto, pode apreciar o seu vinho Merlot sem medo, pois o padrão ideal é aquele que mais agrada o seu paladar.
Seus aspectos
A Merlot tem uma cor vibrante, muita fruta em evidência, uma textura macia, casca fina e um sabor rico. Geralmente contém uma presença baixa de taninos.
A sua história
Segundo especialistas, a Merlot teria nascido na França, sendo utilizada pela primeira vez na elaboração de um vinho em 1784, na região de Bordeaux.
Mesmo a Merlot tendo aparecida de forma “tardia”, não demorou muito para ganhar reconhecimento pelo mundo. Já em 1855, começou a aparecer nas uvas cultivadas pela Itália, com o nome de Bordò.
Um detalhe importante para que a uva se propagasse de certa maneira, foi a sua adaptabilidade aos diversos tipos de solo e clima do Novo Mundo – sendo o Brasil um dos países que se destacou desde a década de 1970, mais especificamente no Rio Grande do Sul.
Hoje em dia, a produção mundial de Merlot se dá em diversos países, como Israel, México, Romênia, Califórnia, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina, Canadá, África do Sul e o Brasil – sendo que apenas metade dessa produção vem da região de Bordeaux.
Sua origem
A origem da Merlot surgiu o cruzamento de duas castas: Cabernet Franc e Magdeleine Noire des Charentes.
Já o seu nome é um mistério. Algumas pessoas acreditam que tenha surgido pela semelhança de seus cachos já maduros com as penas do pássaro Merle (Merlo-preto), mas também há rumores de que ela tenha sido apelidada como Merlot por ser uma das uvas preferidas do pássaro.
A Merlot pelo mundo
Novo Mundo
Um dos locais que se destaca nas produções da Merlot é no Novo Mundo, mais especificamente nos Estados Unidos, nos estados da Califórnia e Virgínia.
Outro local também muito famoso é o Chile. Um país que já é reconhecido pelos diversos exemplares, assim como é um excelente produtor dos vinhos Merlot. No Vale do Maule, por exemplo, são produzidos alguns exemplares únicos com está uva
Velho Mundo
Seguindo pelos países, além da França, a Itália também é uma grande produtora da Merlot, onde os cortes fazem parte das regiões vinícolas da Sicília e Friuli. Porém, o seu verdadeiro destaque é na região da Toscana, onde ocorre a elaboração dos rótulos mais famosos do país: os supertoscanos.
Nessa produção, a uva Merlot é misturada com a Sangiovese (outra espécie de uva) gerando uma combinação perfeita, onde a acidez e os taninos do vinho ficam equilibrados – o sabor é único.
Brasil
Aqui no nosso país, mais especificamente no Rio Grande do Sul, o Brasil se destaca na produção de vinhos Merlot. Como a uva se adapta a diversos tipos de solos e climas, ela é a casta mais plantada na região sul.
Na Serra Gaúcha, a colheita é feita no Padrão Francês, resultando em um vinho muito mais fresco, mantendo a elegância da bebida.
Rótulos de vinhos Merlot
Agora que você já conhece bastante sobre a uva Merlot, que tal experimentar um dos nossos exemplares?
REVOLTOSA MERLOT 2018
Esse vinho leva com uma cor rubi intensa, aroma de frutas vermelhas e escuras, como ameixas, morangos, mirtilo e jabuticaba. Os seus taninos são macios e com acidez média.
Harmoniza perfeitamente em pratos com carne bovina, cordeiro e vitela. Esse exemplar chileno é uma ótima recomendação da Casa da França para sua adega.
MORANDE TERRARUM RESERVA MERLOT 2019
Seguindo com os vinhos chilenos, destacamos este Merlot de coloração rubi com reflexos violáceos, aromas de frutas negras, como amora e mirtilo, notas de especiarias. Possui taninos elegantes e boa acidez.
Harmoniza muito bem com massas, queijos e aves. Esse vinho envelhece em tanques de aço inox e em barris de carvalho francês durante seis meses.
CLARENDELLE MÉDOC HAUT BRION 2016
Indo para a França, encontramos esse exemplar com um blend maravilhoso – Cabernet Sauvignon e a Merlot – de coloração rubi brilhante, contendo aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, com toques defumados e de chocolate. Seus taninos são elegantes e sua acidez equilibrada.
Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas grelhadas e assadas, pratos à base de funghi e queijos curados. Uma obra de arte em forma de vinho.
CHÂTEAU MOULIN-BORIE LISTRAC-MÁDOC 2015
Continuando pela França, temos esse blend com um sabor único – Cabernet Sauvignon e a Merlot – de cor rubi intensa, com reflexos violáceos. Seu aroma remete a frutas pretas maduras, como ameixas, cassis e amoras. Além de toques terrosos de baunilha e tabaco. Seus taninos são firmes e contém boa acidez.
Harmoniza bem com pratos de carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, cordeiro, pratos com cogumelos, além de queijos e embutidos.
As melhores escolhas para quem você ama estão aqui, na Casa da França. Trabalhamos com os melhores vinhos de cada canto do mundo. Todos os produtos são de altíssima qualidade e feitos especialmente para você.
Conheça mais sobre a Casa da França clicando aqui. As melhores escolhas para vinhos e presentes em um único lugar.