Conheça a aclamada Pinot Noir: uva difícil de ser cultivada que rende vinhos excepcionais
Se você já faz parte do universo dos vinhos – ou pelo menos começou a estudar um pouco sobre as delícias do mundo desta bebida histórica – já deve ter ouvido falar da Pinot Noir. Ela é uma das uvas mais famosas do mundo pela reputação de produzir vinhos elegantes, delicados e complexos.
A fruta é originária da Borgonha, na França, e é de uma casta de difícil cultivo por exigir cuidados especiais no vinhedo e habilidades específicas para extrair todo o seu potencial. Uma de suas características marcantes é a casca fina, que faz com que a uva seja adaptável para variações climáticas diferentes do local de sua origem. Apesar disso, ela prefere climas mais frios, onde consegue amadurecer lentamente, o que faz com que preserve uma acidez refrescante junto dos sabores e aromas mais complexos. Por isso, é comum encontrar seu cultivo na Nova Zelândia, na região de Willamette Valley, nos Estados Unidos e em países europeus como Alemanha e Itália. Na américa latina, se encontra no Chile e Argentina.
O desafio da Pinot Noir
Esta casta de uva é de alto risco. Isso quer dizer que a casca delicada faz com que ela seja suscetível a pragas e doenças, além de ser muito propensa ao apodrecimento dos cachos com a umidade do clima. A vulnerabilidade do cultivo faz com que a produção desta uva seja limitada – o que torna seu vinho mais raro. A estrutura e complexidade destes exemplares dependem da região de cultivo: mas, majoritariamente, é possível encontrar um padrão nos aromas, que variam entre frutas vermelhas, cerejas e morangos, além de notas florais e uma leve nota de mineralidade.
Que tal descobrir mais sobre os vinhos desta uva exigente na prática? A Casa da França separou exemplares para surpreender o seu paladar. Acompanhe o roteiro!
ADOBE RESERVA PINOT NOIR 2021
O nome Adobe, deste vinho, se dá pelas vinícolas de Emiliana, uma das maiores produtoras de vinho do mundo, serem orgânicas, visto que o adobe é uma placa feita de argila e palha usada em casas chilenas como isolante térmico. Essas vinícolas são conhecidas por produzirem vinhos de personalidade única. O Adobe Reserva Pinot Noir 2021 é de gigantesca versatilidade, visto que é considerado um coringa na harmonização, e possui muito sabor e frescor.
VIEJO FEO RESERVA PINOT NOIR 2020
Vindo diretamente da região do Vale do Maule, no Chile, o Viejo Feo Reserva Pinot Noir é muito conhecido pelo corpo médio frutado e um excelente final de boca. É perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, steak tartare e espaguete ao sugo.
VIEJO FEO PINOT NOIR ROSE 2021
O Viejo feo pinot noir rose 2021 é um vinho rosé com origem, também, do Vale do Maule – o que o diferencia, em boca, é a leveza completa por notas de cerejas e sutis sabores de especiarias. Possui um final refrescante e frutado, e é excelente para acompanhar saladas, carnes brancas e queijos.
AMAYNA PINOT NOIR 2018
Este chileno é elegante por ser um vinho profundo – já foi, inclusive, indicado como o melhor vinho do Novo Mundo. É um vinho de textura aveludada e longo final de boca, e harmoniza perfeitamente com massas, risotos e carnes. Além disso, pode ser combinado com cordeiro, carne branca e pato.
ARBOLEDA PINOT NOIR 2020
O vinho Arboleda Pinot Noir 2020 é marcante pelo aroma de frutas vermelhas frescas e as notas florais carregadas de rosas, herbáceos e vegetais. O vinho, afinal, é definido pela identidade e pureza: complexo, o Chileno fica em estágio no carvalho durante 11 meses, o que lhe aporta notas defumadas, tostadas e toques de especiarias e baunilha. Harmonize com carne branca grelhada.
MONTES ALPHA PINOT NOIR 2021
Se você busca um vinho perfeito para harmonizar com sushi, o Montes Alpha Pinot Noir 2021 é excelente para isso. Com um paladar suculento, o vinho possui uma acidez bem equilibrada e uma doçura de taninos firmes e maduros. É generoso com o aroma de flores silvestres e cerejas no caldo. Se quiser outra proposta, também pode harmonizar com carnes vermelhas e massa. O vinho é produzido no Vale do Colchagua.
VIVALTI PINOT NOIR 2022
Vinho cor de rubi de pouca intensidade, o Vivalti Pinot Noir 2022 é brasileiro, das serras catarinenses. Com uma boca equilibrada, no olfato se destaca pela complexidade e delicadeza dos aromas, por ser carregado de caramelo, cogumelos e cereja fresca. O vinho harmoniza muito bem com risoto de cogumelo, vegetais assados, pizza e queijo de cabra, brie e camembert.
Clique aqui e conheça mais sobre a Casa da França. Conosco, você encontra o melhor do vinho – separamos um arsenal de opções para você aproveitar momentos, comemorações e apreciar uma boa bebida.